TERAPIA BOWEN ISBT

 

O QUE É?

A Terapia Bowen ISBT (International School of Bowen Therapy), conhecida por sistema australiano de tratamento suave, é usada para tratar uma gama alargada de doenças físicas, incluindo queixas musculares, estruturais e viscerais.

 

É uma modalidade dinâmica de relaxamento fascial e muscular, com aplicações de simples e suaves movimentos de cruzamento em fibras, músculos, tendões e ligamentos específicos, que visam provocar um aumento de fluxo sanguíneo, linfático e energético.

 

Estes movimentos são normalmente aplicados em sequências precisas, criando com frequência mudanças estruturais autocorretivas, que promovem o equilíbrio corporal global.

 

É uma abordagem minimalista ao trabalho corporal, sem necessidade de ações repetitivas e muitas vezes invasivas.

 

A filosofia por detrás desta técnica é baseada no princípio osteopático de que a estrutura do corpo determina a sua função.

 

Uma das grandes utilidades da Terapia Bowen ISBT, devido à sua grande suavidade e simplicidade, é poder ser aplicada em casos de trauma extremo, pós-operatório de cirurgias, em bebés e pessoas idosas com debilidade avançada.

É também uma técnica eficaz em casos de lesões desportivas, acelerando o tempo de recuperação, independentemente da lesão ser recente ou não. Nestes casos, quanto maior for a brevidade melhor será o resultado, pois o corpo começa logo a tratar em vez de compensar. Muitas vezes é a compensação que causa mais problemas a longo prazo do que propriamente o Traumatismo inicial. 

O QUE TRATA?

Uma larga gama de sintomas e queixas respondem normalmente bem à Terapia Bowen ISBT, tais como:

- dor ou tensão nas regiões cervical, dorsal e lombar

- tensão ou dor no pescoço, incluindo torcicolo

- problemas de ombro e braço, incluindo ombro congelado e síndroma do túnel cárpico (dor, entorpecimento ou formigueiro das mãos ou dedos)

- dores de cabeça, enxaquecas, tonturas

- sinusite e problemas de garganta, olhos, ouvidos e nariz

- ciática, dor na virilha, anca ou nádega

- problemas e dores nos joelhos e coxas

- queixas na perna, tornozelo, pé (incluindo joanetes)

- problemas linfáticos e circulatórios

- Aceleração no restabelecimento após uma cirurgia ou lesão

- Artrite Reumatoide

- Dor no Cóccix

- Dor ou tensão nos maxilares

- Espondilite Anquilosante

- Fibromialgia

- Dores menstruais: ciclo irregular, síndroma pré-menstrual

- Problemas digestivos: inflamação abdominal

- Problemas do sistema urinário: retenção de líquidos, incontinência

- Hérnias Discais

- Desconforto na gravidez causado por mudanças de postura e consequentemente dores no corpo

 

A Terapia Bowen ISBT pode muitas vezes aliviar também asma e problemas respiratórios; cólicas em bebés; problemas de rins, fígado e estômago.

TRATAMENTO

Durante o seu tratamento o terapeuta aplica movimentos de rotação em pontos específicos do seu corpo, em músculos, tendões, ligamentos.

Estes movimentos são muitas vezes aplicados em sequências determinadas, dando início ao relaxamento dos músculos, flexibilização nas fáscias musculares, aumentando a circulação linfática e sanguínea.

Em determinados momentos, durante a sessão de tratamento, o terapeuta pode permitir que o corpo do paciente repouse, absorvendo assim os impulsos que lhe estão a ser aplicados.  Pode, inclusive, sair da sala.  Isto é uma parte importante do tratamento, pois dá tempo de reação ao trabalho que está a ser feito.

É uma boa altura para relaxar e ligar-se ao seu corpo e ao modo como ele está a responder ao tratamento.

O tratamento é feito, normalmente, sobre a pele,  pois nesse caso os movimentos são mais precisos e benéficos e o terapeuta pode avaliar com maior precisão como o  corpo está a reagir ao tratamento efetuado.

A frequência das sessões de Terapia Bowen ISBT são normalmente semanais.

O número de sessões necessárias para obter resultados satisfatórios, depende da reação do paciente ao tratamento e aos cuidados pós-tratamento que o mesmo tiver.

Normalmente as queixas e dores crónicas levam mais tempo de reabilitação pois também levaram mais tempo a instalarem-se no seu corpo.

Em muitos casos, as alterações positivas e respostas benéficas do corpo podem ser sentidas em três ou quatro sessões.

É essencial que ajude o seu corpo durante o tempo que esteja a fazer esta Terapia, efetuando os cuidados pós-tratamento duma forma consciente e correta, que lhe serão indicados pelo seu terapeuta, maximizando desta forma o tratamento.

©2019 - ALda Leal - TERAPIAS COMPLEMENTARES & HOLÍSTICAS

  • Facebook - Black Circle
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now